segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Outubro Rosa: A luta contra o câncer de mama

E ae galera, tudo certo?

Como prometido, venho hoje falar para vocês um pouco mais sobre o movimento Outubro Rosa e também sobre o câncer de mama.


Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades deYuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.


Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. 



O auto exame da mama é o exame efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.

Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

Espero que tenha esclarecido um pouco este tema.
Super beijo;
Ju


4 comentários:

  1. Olá,
    Adorei o post, é super importante essa conscientização, mesmo lendo bastante sobre o assunto me sinto insegura as vezes, por isso, quanto mais informação melhor :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vih! Que bom que gostou. É bom estarmos sempre atentas, quando mais rapido o diagnostico, maiores são as chances de cura. Beijos

      Excluir
  2. Amei a sua iniciativa de contar a história dessa campanha tão importante! Parabéns!

    belezanomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Na! Que bom que gostou, obrigado pelo carinho. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...