segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Mito do Shampoo sem Sal

E ae galera, tudo certo?

Tenho feito muitas resenhas de produtos para os cabelos nos últimos meses e em quase todos os posts recebo comentários dizendo que não usam tal produto porque ele não é sem sal.
Hoje, vou explicar quimicamente o porque disto ser totalmente MITO.


O cloreto de sódio, fórmula molecular NaCl, é o mesmo sal da nossa culinária ou da água do mar. Talvez o mito tenha surgido pelo fato da água salgada endurecer e ressecar os cabelos.O sal é um importante componente de qualquer xampu e quando usado nas concentrações adequadas jamais terá qualquer influência negativa na estética dos cabelos. Xampu sem sal é como fruta sem açúcar. Não existe.

A indústria cosmética foi capaz de desenvolver agentes de limpeza sintéticos que hoje são usados como limpadores de cabelo e couro cabeludo. Estes agentes são chamados “surfactantes” e são a alma de qualquer xampu, pois são eles que higienizam e retiram o óleo e a sujeira. Os surfactantes devem ser capazes de grudar na sujeira e ao mesmo tempo, arrastá-la por água abaixo permitindo o enxágüe. Mas, sabemos que não podemos misturar água com óleo. Então como retirar produtos oleosos do nosso couro cabeludo se a água não vai se ligar na sujeira? É aí que entram os surfactantes. Eles têm uma estrutura como se fosse um cotonete onde a cabeça de algodão liga-se com a água e o palito de plástico liga-se com a gordura do couro cabeludo e fios. Quando se enxágua vai tudo junto e os cabelos ficam limpinhos.


Agora é que vem a história do sal: o principal surfactante ou agente de limpeza existente em quase todos os xampus é o lauril sulfato de sódio ou derivados deste. Daí já reconhecemos um nome: sódio (Na). O lauril é um limpador excelente, mas o xampu só com ele seria muito aguado, pois este não dá viscosidade ao xampu nem tampouco geraria espuma na hora de lavar. Para que tudo não escorra literalmente por água abaixo e por entre os nossos dedos, há de se adicionar ao lauril algo que encorpe o líquido do xampu e permita que seja produzida espuma na hora de lavar os cabelos. É a hora do cloreto de sódio. Acrescenta-se quantidade suficiente para que o xampu adquira uma consistência mais firme e que permita seu uso sem que escorra. Existe um limite para o uso deste sal, mas todos os shampoos tem. Isso é fato.

Espero ter esclarecido as dúvidas de vocês.
Super beijo;
Ju


2 comentários:

  1. Com tempo fui percebendo as necessidades dos meus cabelos e percebi que o shampoo sem sal deixava meus cabelos mais leves...
    adorei o post!

    super seguindo....me faz uma visita?

    decorecomgaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabi! Então, pode ser por causa de algum outro ativo do shampoo, mas o sal não tem como não ter. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...