segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dentes sensíveis: causas e tratamentos

E ae galera, tudo certo?

Tenho colocado aqui no blog, além de assuntos de beleza, alguns posts de saúde e algumas meninas me pediram por email para falar um pouco sobre sensibilidade nos dentes.

Como também sofro deste mal, pedi ajuda a minha dentista Dra. Josiane para me explicar algumas causas e quais os tratamentos indicados. Vamos lá!


A sensibilidade dental é causada pela exposição gradual da parte mais macia do seu dente que está abaixo do esmalte dental, chamada "dentina".

A dentina possui pequenos canais ('túbulos') que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos. Comer ou beber alimentos e bebidas que são quentes, frias ou doces pode fazer com que esse fluido se movimente. O movimento deste fluido faz com que as terminações nervosas reajam, desencadeando uma pontada desconfortável ou uma dor curta e aguda.


Quais são as principais causas da senbibilidade?

Escovação com força excessiva
Hábitos de higiene oral como escovação com muita frequência, muito agressiva ou com uma escova de cerdas duras podem eventualmente desgastar o esmalte dos dentes. Estes hábitos também podem causar a retração das gengivas, causando maior exposição da dentina.

Doença da gengiva (Gengivite)
Quando o tecido da gengiva fica inflamado e sensível em decorrência de gengivite (doença da gengiva), você pode ter gengivas sensíveis e pode sentir os dentes sensíveis devido à exposição adicional da dentina na superfície da raiz.

Ranger dos dentes
Se você range os dentes enquanto dorme, ou se aperta os dentes ao longo do dia, você pode estar desgastando o esmalte e expondo a camada de dentina do seu dente.

Retração Gengival
Uma retração gengival, causada por condições como doença periodontal, pode expor a dentina do dente e causar sensibilidade. A escovação muito agressiva ou frequente também pode causar a retração das gengivas.

Em mim, o problema é que tenha a mordida muito profunda e o esmalte já esta bastante desgastado. Minha dentista ainda me informou que a pasta de dentes que eu estava usando estava também aumentando minha sensibilidade. Fica a dica: pastas em gel ou para clareamento tem alto teor de abrasivos, que desgastam o esmalte dos dentes, piorando os quadros de sensibilidade.

E vocês, também sofrem com a sensibilidade? O que fazem para cuidar?
Super beijo;
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...