segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cronograma capilar: o que é, para que serve e quais os produtos que uso

E ae galera, tudo certo?

Felizmente, meu cabelo tem uma boa genética: não resseca com facilidade (mesmo com as descolorações), não quebra e não apresenta pontas duplas.
Mesmo assim, quando sinto ele um pouco danificado, faço um ciclo do cronograma capilar, o que já resolve o meu problema.


O que é cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos feita durante um mês, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Ele é perfeitamente adaptável a todos os tipos de cabelo e aos produtos que você tiver em casa. A quantidade de vezes de cada tratamento vai depender de como está o cabelo. Quanto mais danificado estiver o cabelo, mais intenso será o cronograma.

Como funciona o cronograma capilar?


Antes de iniciar o cronograma é preciso conhecer as máscaras indicadas para cada tratamento.

HIDRATAÇÃO: Usam em sua formulação vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. As máscaras de hidratação promovem maleabilidade e sedosidade aos fios. Cabelos ressecados estão pedindo hidratação.Para esta fase, uso o Yamasterol com uma ampola de ceramidas.


NUTRIÇÃO: A formulação dessas máscaras são a base de óleos ou manteigas. A nutrição repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol. Ajuda muito a controlar o frizz, A deixar os cabelos brilhantes e dar aquele movimento divino nos cabelos. Aqui, uso o Novex Óleo de Ojon.


RECONSTRUÇÃO: produtos que tem em sua formulação queratina, colágeno, arginina, proteínas da seda e/ou soja. Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios. Para a etapa de reconstrução, uso o Salon Opus Regeneração Estrutural.
Como organizo meu cronograma capilar?

A organização do seu cronograma dependerá do que o seu cabelo precisa. Em geral deve-se fazer 3 vezes na semana, dando um intervalo mínimo de 48 horas entre os tratamentos. Não há contraindicação sobre os dias para lavar os cabelos. Se você lava os cabelos todos os dias, pode continuar com a sua rotina. O mesmo vale se você lava em dias intercalados, ou a cada dois dias.

Para quem esta pensando em começar o cronograma, indico que tente primeiro o cronograma oficial, e de acordo com os resultados, faça as alterações necessárias.


Para o meu cabelo, o cronograma ficou assim:

1ª semana
Hidratação / Nutrição / Hidratação

2ª semana
Hidratação / Hidratação / Nutrição

3ª semana
Hidratação / Nutrição / Hidratação

4ª semana
Hidratação / Nutrição / Reconstrução

Espero muito que tenham gostado.
Curtam a fanpage do blog para receber as atualizações.
Super beijo;
Ju

2 comentários:

  1. Bem legal já tinha lido sobre isso quando tinha o cabelo cacheado, no orkut havia uma comunidade que ensinava isso mas aqui está bem mais explicado, agora que vou colorir os cabelos vai ser super fundamental fazer isso denovo. Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Cah! A diferença é notada bem rápido viu! Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...