quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Colágeno: Função, alimentação e reposição

E ae galera, tudo certo?

O tema do post de hoje é um pouco diferente: vamos falar sobre o colágeno. Para quem não sabe, sou farmacêutica, e por isso recebo muitas perguntas relacionadas a saúde. Vou tentar explicar para vocês resumidamente qual a função do colágeno para a nossa pele, quais os alimentos que contém o colágeno e como pode ser feita sua reposição.

O colágeno é um tipo de proteína e uma de suas funções essenciais é formar as fibras que dão sustento à pele e que também contribuem na formação de músculos para quem se exercita.

Esta proteína é fabricada naturalmente pelo nosso organismo. Porém, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma diminuição na produção desta substância. Essa perda é de 1% do total de colágeno no corpo e causa redução da elasticidade e hidratação da pele além de males como rugas, celulites, flacidez, unhas e cabelos quebradiços e sem brilho.

Os alimentos mais ricos em colágeno são as proteínas de origem animal, como carnes vermelhas ou brancas e a gelatina convencional. Mas, para melhorar a absorção do colágeno presente nos alimentos, é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina C (como laranja e abacaxi) na mesma refeição, pois eles potencializam a absorção do colágeno em 8 vezes, conferindo assim resultados melhores na redução da flacidez.



O colágeno hidrolisado é o mais eficaz para manter a firmeza da pele, pois uma pequena quantidade do produto contém uma maior concentração de colágeno puro e ele será totalmente absorvido pelo organismo. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 9g de colágeno por dia para indivíduos adultos.


A suplementação com colágeno é importante a partir dos 30 e essencial a partir dos 50 anos, pois, com o passar do tempo, ele vai deixando de ser fabricado pelo organismo e, por isso, a pele vai se tornando cada vez mais flácida.

Espero ter ajudado de alguma forma a diminuir as dúvidas de vocês.
Super beijo;
Ju

2 comentários:

  1. Muito legal. Ju não sei se isso faz parte dos módulos de farmácia, mas você poderia fazer uma série de post falando de alimentação saudável pra quem faz academia e pra que não faz tbm pq ajuda na saúde geral do corpo. Eu vejo post vídeos falando ah tem que comer proteina e tal mas seria legal um post mostrando na pratica exemplificando como nesse post quais alimentos contem proteina e tal, se realmente mesmo pra quem não quer emagrecer e somente ganhar massa magra é importante fazer a dieta alimentar. Se conseguir fazer agradeço muito. Obrigada. Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cah. Faz sim, vou começar a pesquisar e assim que tiver algo concreto monto o post.
      Obrigado pela dica. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...