quinta-feira, 28 de junho de 2012

Perigos da exposição solar excessiva

E ae galera, tudo certo?


O verão acabou e o inverno tá aí. Porém não deixamos se nos expor ao sol. Diante disto, alguns cuidados devem ser tomados.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda mais atenção com os olhos, os quais juntamente com a pele, são as partes mais expostas aos efeitos nocivos dos raios solares, os quais podem causar inúmeros problemas.

O uso de bonés, chapéus, óculos escuros com filtro para radiação ultravioleta e barracas ajudam bastante, mas o ideal é evitar a exposição excessiva, principalmente entre 10 e 14 horas. Crianças só devem se expor ao sol até às 10 horas da manhã ou depois das 17 horas, que correspondem, com o horário de verão, respectivamente, a 9 e 16 horas. A orientação se estende também aos dias nublados, quando a radiação pode chegar a 70% dos dias ensolarados.

Exposição excessiva aos raios UV é o fator ambiental principal para o desenvolvimento de câncer de pele e lábios. Exposição leve ao sol traz alguns benefícios à saúde, porém, o excesso e principalmente a falta de proteção levam não apenas ao câncer, mas também ao envelhecimento precoce, manchas na pele e catarata.

Conheça a “Classificação da Pele” quanto ao risco de exposição ao sol:
Tipo I: muito sensível, a pele fica sempre “queimada” (vermelha), nunca bronzeada;
Tipo II: pele queima facilmente, raramente fica bronzeada;
Tipo III: bronzeamento leve, queima-se moderadamente;
Tipo IV: pele sempre bronzeada em tom marrom, raramente se queima;
Tipo V: bronzeamento intenso, escuro, raramente queima;
Tipo VI: pele profundamente pigmentada (negros), nunca queima.

Como usar o protetor solar ?
Existem diversos produtos no mercado: gel, loção, spray. O importante é que o produto apresente proteção tanto os raios UVA quanto UVB;
Use, no mínimo, produtos com fator de proteção 20;
Sempre reaplique o protetor solar após mergulhar na água (piscina ou mar) - Não é estória do fabricante para vender mais.

Lembre-se:
Apenas o uso do protetor solar não permite que você fique mais tempo ao sol é importante que proteja-se usando chapéu, óculos escuros e roupas.
Os óculos de sol são importantes, pois, os raios UV contribuem para o desenvolvimento de catarata. Certifique-se de que os óculos apresentam proteção UVA e UVB.

Espero que tenham gostado!
Meninas, gostaria de pedir á vocês que interajam conosco através dos comentários e sigam o blog para sabermos se vocês estão gostando do conteúdo. 

Super beijo;
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...