quinta-feira, 10 de maio de 2012

Receita do dia: Torta de Limão




Olá, Girls and Boys.
Tudo na Paz?

Sabe aquela tortinha de limão que vemos nas vitrines das padarias e nos hipnotizamos de desejos por ela? Sim. Essa que irei ensinar hoje. Parece ser difícil, porém é mais fácil do que imaginamos. Vamos lá?

Ingredientes:


Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
Meia lata de creme de leite
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:
1 lata de leite condensado
6 colheres (sopa) de suco de limão
Meia lata de creme de leite
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão

Merengue:
2 claras
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Massa:
Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o creme de leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma forma de fundo removível (22 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), por cerca de 20 minutos.

Recheio:
Em uma tigela, misture bem o leite condensado com o suco de limão. Incorpore o creme de leite e as raspas de limão.

Merengue:
Em uma panela média, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e bata em uma batedeira por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume. Desligue a batedeira, recheie a torta com o creme de limão, cubra-a com a cobertura. Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue. Sirva gelada.

Congelamento:
Se desejar, congele a torta sem a cobertura de merengue. Conserve por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva

Essa receita está na versão maior, mas também tem como utilizar as forminhas de tortinhas e fazê-las individuais. Recordo que as vezes que a fiz não utilizei o creme de leite e nem esperei esses 30 min. de descanso da massa, porém enquanto você vai preparando o recheio e o merengue da tempo da massa descansar também. Quanto ao creme de leite se você não colocar ficará mais doce, porém se colocar o recheio ficará mais suave e a massa mais fofa.
Obs.: Sobre o merengue se não comer toda a torta no dia, no dia seguite ele ficar molengado, por isso no congelamento não podemos colocar o merengue. E no momento em que forem fazer a mistura do recheio parece que não vai virar nada fica meio estranho, mas não se assuste só continue mexendo que um ingrediente se incorpora ao outro.


Espero ter ajudado, se alguém tiver alguma dúvida, deixem nos comentários.


Bjusss


Cah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...